Apesar de tudo o que já foi falado e escrito sobre as sementes de chia, essas sementinhas poderosas ainda representam um mistério para grande parte das pessoas que não sabem exactamente o que fazer com elas. A chia é considerada um superalimento pois possui um elevado valor nutricional pela alta concentração de ácido αlfa-linolênico (ALA ou ômega-3) e linoleico (ômega-6), antioxidantes, fibras e proteína o que nos traz inúmeros benefícios.
A internet está cheia de informações e dicas e portanto não me vou estender muito sobre o assunto, mas apenas partilhar uma sugestão de pequeno almoço, lanche, sobremesa ou snack pré-treino, que deve ser preparado com alguma antecedência, mas que pode ser transportado para qualquer lado, desde que devidamente acondicionado.
A consistência fica entre o pudim e o creme e pode ser enriquecida com outros ingredientes a gosto, como por exemplo fruta fresca, frutos secos, canela, cacau, café solúvel, essência de baunilha, côco ralado, compotas sem açucar, granola, etc.
Nota a reter: as sementes de chia deverão ser sempre consumidas hidratadas!
Vamos então ao how to, que é como quem diz, como fazer.
O que vai precisar para a sugestão de hoje:
– 200 ml de bebida de côco ou outra bebida vegetal à escolha (amêndoa, avelã, aveia, arroz)
– 3 colheres de sopa de sementes de chia
– Opcional: adoçante à escolha, 1 colher de sobremesa de mel ou de xarope de agave ou xarope de côco ou stevia
– Fruta escolhida: framboesas frescas
– Lascas de côco para decorar
Misturar muito bem as sementes de chia com a bebida vegetal num frasco com tampa e levar ao frigorífico por 8 horas. De manhã, voltar a mexer, juntar as framboesas lavadas e bem sequinhas e colocar as lascas de côco a decorar. Está pronto!
Nota: Pode, por exemplo, preparar à noite e tem um belíssimo pequeno almoço, delicioso e completo. Se o frasco vedar bem, pode levar consigo para um lanche a meio da manhã ou à tarde.
26 de Setembro de 2017 at 22:51
Fiquei a salivar!
Tinha uma pergunta, sei que a chia para ser consumida tem que ser hidratada.
Porém disseram-me que podia evitar a hidratação da chia se a comprasse já esmagada. Comprei e não me “entendo” bem com esta versão. Já usaste?
Poderia fazer uma receita mais rápida, sem esperar de 1 dia para o outro, ou tantas horas…
Que te parece?
Beijinhos
Paula da Casa do Rebelhe (uma casa à tua disposição 🙂 )
27 de Setembro de 2017 at 13:04
Olá!!
Obrigada pela tua mensagem e pelo interesse no meu artigo!!
Não recomendo comprar a chia já triturada ou a linhaça já triturada (caso a consumas também), visto que o processo oxidativo é muito rápido e as sementes perdem as suas propriedades. De tudo o que li, a chia deve ser consumida hidratada, sim. A receita que publiquei é apenas um exemplo de como a utilizar de forma prática e funcional, contudo já tenho lido que basta hidratá-la uns 15 a 20 minutos antes de consumir. O importante é que fique bem misturada com o liquido, isto é, não basta cobri-la é preciso misturar bem.
Espero ter ajudado.
PS: Muito obrigada pelo convite à Casa de Rebelhe. Hei-de lá ir sim 🙂