
Aveia, seus benefícios e uma receita
A aveia é considerada um super cereal e um alimento funcional porque, além de nutrir, possui várias propriedades benéficas para a saúde. A sua qualidade nutricional é superior aos demais cereais pelo que deve fazer parte de uma dieta equilibrada, já que fornece vários nutrientes indispensáveis.
Para quem pratica exercício físico, a aveia é uma excelente fonte de carboidrato complexo tanto nas fases de ganho de massa muscular quanto nos períodos em que se procura reduzir a gordura corporal, pois trata-se de um alimento de absorção lenta preservando a energia por muito mais tempo.
Se utilizada numa pequena refeição pré-treino, ela garante toda a energia necessária para que o corpo consiga realizar as suas funções e, assim, evitar o uso do músculo como fonte de energia (catabolismo).
Entre os nutrientes da aveia podemos encontrar:
Hidratos de carbono: os grãos de aveia são ricos em amido, um hidrato de carbono complexo de absorção lenta que serve de fonte de energia, embora contenha também uma pequena quantidade de frutose.
Gorduras: em comparação com outros cereais, a aveia tem um elevado teor de gorduras boas como o ácido oleico e o ácido linoleico.
Proteínas: a aveia possui um elevado teor de proteínas, contendo 6 dos 8 aminoácidos essenciais.
Fibras: pelo seu elevado teor de fibra (fibra solúvel e insolúvel), melhora o trânsito intestinal.
Vitaminas e minerais: destacando-se o potássio (importante para manter o equilíbrio eletrolítico), o magnésio, o cálcio e o fósforo. Entre as vitaminas, a aveia destaca-se pelo seu teor de vitaminas do complexo B (especialmente B1, B5 e B6), vitamina E e D, todas indispensáveis na dieta de um desportista, mas não só.
Benefícios da aveia:
- É um alimento ideal para os que praticam desporto e para todas as pessoas de uma maneira geral.
- Serve de apoio nas dietas de emagrecimento, já que contribui para o controlo do peso graças ao seu elevado teor de fibra que ajuda a manter a saciedade durante mais tempo.
- Pelo seu teor de betaglucanos presentes na fibra pode ser também um grande aliado tanto na prisão de ventre (reduz o tempo de esvaziamento intestinal) como em casos de diarreia, pois possui um efeito protetor das paredes intestinais.
- A aveia é também uma grande aliada do sistema cardiovascular, já que o consumo de betaglucanos ajuda a manter normais os níveis de colesterol.
A aveia trata-se de um alimento extremamente versátil, sendo relativamente fácil de encontrar em qualquer supermercado ou mercearia, na forma de flocos, farelo ou farinha. Pode ser consumida de diversas formas: crua, cozinhada, acompanhada de leite ou bebidas vegetais, iogurtes, acrescentada a sopas, batidos ou smoothies ou a outros preparados como bolos, pães, panquecas, etc.

Bolo de iogurte, aveia, mel e damasco
São inúmeras as receitas com aveia, pelo que aqui fica uma para o maravilhoso bolo do famoso 26grains de Londres:
Bolo de iogurte, aveia, mel e damasco (serve 12)
O que vai precisar?
BOLO
275g de manteiga à temperatura ambiente
250g de açúcar de coco
4 colheres de sopa de mel
Raspa de 1 laranja
2 colheres de sopa de damascos secos bem picados
4 ovos grandes (de preferência orgânicos)
75g de farinha de aveia (triturar os flocos até à forma de farinha)
75g de farinha de espelta
150g de amêndoas torradas, moídas na trituradora
2 colheres de sobremesa de fermento
COBERTURA
100 gr de iogurte grego
4 colheres de sopa de mel
Raspa de 1 laranja mais o sumo de 1/2 laranja
Pistachios torrados e picados para decorar
Damascos secos picados para decorar
INSTRUÇÕES
Aqueça o forno a 170C e forre uma forma redonda com papel vegetal.
Bata a manteiga numa tigela até obter uma consistência cremosa. Adicione o açúcar, o mel, a raspa de laranja e os damascos picados.
Mexa bem os ingredientes e comece a adicionar os ovos inteiros, um de cada vez, adicionando um pouco de farinha de espelta e de aveia, com cada ovo. Idealmente, se a farinha for peneirada, melhor.
Termine juntando a farinha de aveia e espelta remanescente, as amêndoas moídas, o fermento e mexa até combinar tudo.
Leve ao forno por 45-50 minutos.
Entretanto prepare a cobertura combinando o mel, o iogurte, o sumo e a raspa de laranja. Retire o bolo e enquanto está quente, pique o topo com um palito de espetada ou algo idêntico e verta a cobertura sobre o topo do bolo. Decore com os damascos picados e os pistachios torrados.
0 Comments
1 Pingback