Maria Guimarães

Healthy Lifestyle, Wellness & Fitness

Receita de batido de kefir com abacate

Receita-de-Vitamina-de-Kefir-com-Abacate-mariaguimaraesblog

Receita de batido de kefir com abacate

Todos procuramos, cada vez mais, alternativas saudáveis para uma vida com mais qualidade.

Hoje, venha saber um pouco mais sobre o que é o kefir e quais os seus benefícios, bem como quais as propriedade nutritivas do abacate e porquê este batido (ou smoothie) pode ajudar a regular o intestino e a prevenir o acúmulo de gorduras localizadas, ajudando no processo de perda de peso.

Kefir, o que é?
Trata-se de uma bebida fermentada, tendo como base leite, ao qual são adicionados os grãos de kefir. Estes grãos ou colónia, são leveduras e bactérias de ácido láctico, que têm o poder de fermentar o leite e lhe conferem um sabor ácido dando à bebida uma consistência mais espessa, parecida com o iogurte. Após o processo de fermentação, que poderá variar entre 12h, 24h ou 48 horas,  processo este que é feito à temperatura ambiente em frasco destapado, a bebida é coada e os grãos de kefir são re-utilizados na produção de nova dose de kefir. O kefir poderá ser consumido no momento ou colocado no frigorífico por 2 ou 3 dias.

Porque é que kefir é saudável?
Para além de ajudar a regular o intestino, conforme já referido, proporciona ainda tantos outros benefícios. Ora confira:

  • Fonte de vários nutrientes
  • Probiótico poderoso
  • Tem propriedades antibacterianas
  • Contribui para a manutenção de ossos saudáveis
  • Pode ser digerido por pessoas intolerantes à lactose
  • Tem propriedades que ajudam a melhorar problemas de alergias e asma

Poderá consultar aqui, um artigo já publicado anteriormente sobre o tema.

Porque é que este batido de kefir com abacate tem tantos benefícios?
O abacate é um alimento muito nutritivo. Rico em gorduras saudáveis, como o ómega 3, controla os níveis de açúcar do sangue e ajuda a prevenir o acúmulo de gordura abdominal, ou seja, é um óptimo alimento para quem quer secar a barriga.

Pelo facto de apresentar grande quantidade de potássio e fibras, o que é essencial no processo de emagrecimento já que contribui para regular o intestino, a fruta também ajuda a melhorar a absorção dos antioxidantes que protegem o nosso corpo dos radicais livres.

Como preparar este smoothie? (serve 2)
200 ml de kefir de leite (depois de coado)
½ banana grande ou 1 banana média
½ abacate
Juntar um scoop de colagénio em pó (é opcional, mas eu junto a todos os meus batidos)

Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea. Está pronto! A gosto, poderá polvilhar com canela.

Nota: Caso prefira a bebida fresca, poderá usar banana congelada ou usar kefir já coado anteriormente e guardado no frigorífico.

Fonte: Dicas de Treino

2 Comments

  1. Bom artigo!
    Nós já fizemos kefir cá em casa. Surgiu-me uma dúvida: os grãos de kefir (coado) podem ficar no frigorífico assim mesmo também por 2 ou 3 dias?

    • Sim, podem. Convém que fiquem dentro de um frasco com tampa, cobertos de leite. Penso que se mantém por uma semana/15 dias. Depois, quando reactivares, descartas esse leite e começas um novo processo de fermentação, à temperatura ambiente e destapado (ou melhor, tapado apenas com um guardanapo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *